Adequações entre professora surda e alunos ouvintes para o aprendizado de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p13-27

Palavras-chave:

Libras, Segunda Língua, Crianças Ouvintes

Resumo

O artigo objetiva analisar a forma que a Libras atua como uma segunda língua para três alunos ouvintes, com idades de 10 (dez) a 11 (onze) anos, inscritos no curso de Libras de módulo básico. Assim, a proposta do presente artigo é examinar a relação entre uma professora surda com os alunos ouvintes que, até então, nunca tiveram contato com a Comunidade Surda e que não têm o conhecimento proficiente em língua de sinais para difundir a Libras. Sobre os argumentos para a pesquisa trazemos aqui autores como Perlin (2006), Strobel (2008), Reis (2006), Kishimoto (1996, 1998), Góes (2000) e Oliveira (2019) que reforçam que o jogo traz ganhos que vão além do desenvolvimento da cognição; Quadros (2005) pela assertiva ao mostrar que o ensino bilíngue é um desafio para todos os envolvidos, surdos e ouvintes; Pereira e Vieira (2009) que reforçam esse ponto de vista ao apontar a dificuldade dos surdos bilíngues para se apropriar da língua majoritária, habilidades que talvez nunca sejam plenamente alcançadas; Rodrigues (2015) que fala da sensibilização e aceitação do diferente, para formarmos cidadãos mais conscientes e justos.

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Biografia do Autor

Luciane Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Surda. Professora da UFRRJ. Doutoranda da Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF.

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Professora de Educação de Surdos do INES. Doutora em Educação pela UFSC. Pesquisadora vinculada ao PGCTIN da UFF. Coordenadora do GPL1L2.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

RODRIGUES, Luciane Rangel; CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Adequações entre professora surda e alunos ouvintes para o aprendizado de Libras. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 13–27, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p13-27. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p13. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Interculturalidades no ensino de Libras e Línguas estrangeiras