Oficinas de letramento para uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p127-141

Palavras-chave:

Oficina de letramento, Multimodalidade, Projeto de Letramento, Educação Antirracista

Resumo

A abordagem de questões étnico-raciais na educação pública brasileira está prevista na legislação há duas décadas, conforme a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, a fim de contribuir para uma maior sistematização desse tipo de trabalho, este artigo tem como objetivo discutir oficinas de letramento em um projeto com foco na educação antirracista, desenvolvido com alunos de nível fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Com uma abordagem qualitativa de viés etnográfico, os colaboradores realizaram leituras multimodais de Rap, Slam Poesia e outros gêneros discursivos que versavam sobre racismo estrutural e, a partir disso, produziram relatos pessoais e comentários críticos. Como achados, destacamos a tomada de consciência da questão, o que contribui para uma formação antirracista.

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Biografia do Autor

Christoffer Carvalho de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É professor de Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Leitura e Produção de Texto pela UFRN. Mestrando do Mestrado Profissional em Letras da UFRN - Unidade Natal. Idealizador e coordenador do Projeto Baobá Educação Antirracista.

Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na graduação em Ciências e Tecnologia e no Mestrado Profissional em Letras (Unidade de Natal). Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN. Pesquisadora do grupo Letramento e Etnografia da UFRN.

Glícia Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na graduação em Ciências e Tecnologia, no Mestrado Profissional em Letras (Unidade de Natal) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Pesquisadora do grupo Letramento e Etnografia da UFRN.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

MEDEIROS, Christoffer Carvalho de; SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos; AZEVEDO, Glícia. Oficinas de letramento para uma educação antirracista. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 127–141, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p127-141. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p127. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica