Oficinas de letramento para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p127-141Palavras-chave:
Oficina de letramento, Multimodalidade, Projeto de Letramento, Educação AntirracistaResumo
A abordagem de questões étnico-raciais na educação pública brasileira está prevista na legislação há duas décadas, conforme a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, a fim de contribuir para uma maior sistematização desse tipo de trabalho, este artigo tem como objetivo discutir oficinas de letramento em um projeto com foco na educação antirracista, desenvolvido com alunos de nível fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Com uma abordagem qualitativa de viés etnográfico, os colaboradores realizaram leituras multimodais de Rap, Slam Poesia e outros gêneros discursivos que versavam sobre racismo estrutural e, a partir disso, produziram relatos pessoais e comentários críticos. Como achados, destacamos a tomada de consciência da questão, o que contribui para uma formação antirracista.
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