Gamificação como estratégia pedagógica para a compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p195-210

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas, Gamificação, Leitura, Textos narrativos

Resumo

O artigo objetiva apresentar a gamificação como uma estratégia pedagógica para melhoria da compreensão leitora de textos narrativos no ensino fundamental, ciclo II. Em virtude disso, preparamos uma intervenção pedagógica denominada Itinerário Gamificado de Leitura (IGL) composto por atividades de leitura desenvolvidas a partir do conceito de gamificação. O referencial teórico da pesquisa embasou-se, principalmente, nas concepções de leitura e de compreensão textual enquanto processo de interação, consoante Leffa (1996), Kleiman (2002), Marcuschi (2008) entre outros e nas considerações sobre a gamificação conforme Mattar (2010), Alves (2014), Busarello (2016). Com efeito, pretende-se contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no tocante à formação leitora dos alunos, possibilitando o protagonismo dos discentes por meio da promoção da prática de leitura gamificada.

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Biografia do Autor

Denson André Pereira da Silva Sobral, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Associado I do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV/UFS) e do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS/UFS/SE.

Roberta Maria Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de Educação Básica do Estado da Bahia e mestranda do PROFLETRAS,UFS/ Itabaiana/SE.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

SOBRAL, Denson André Pereira da Silva; SANTANA, Roberta Maria. Gamificação como estratégia pedagógica para a compreensão leitora. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 195–210, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p195-210. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p195. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica

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