Gamificação como estratégia pedagógica para a compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p195-210Palavras-chave:
Estratégias pedagógicas, Gamificação, Leitura, Textos narrativosResumo
O artigo objetiva apresentar a gamificação como uma estratégia pedagógica para melhoria da compreensão leitora de textos narrativos no ensino fundamental, ciclo II. Em virtude disso, preparamos uma intervenção pedagógica denominada Itinerário Gamificado de Leitura (IGL) composto por atividades de leitura desenvolvidas a partir do conceito de gamificação. O referencial teórico da pesquisa embasou-se, principalmente, nas concepções de leitura e de compreensão textual enquanto processo de interação, consoante Leffa (1996), Kleiman (2002), Marcuschi (2008) entre outros e nas considerações sobre a gamificação conforme Mattar (2010), Alves (2014), Busarello (2016). Com efeito, pretende-se contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no tocante à formação leitora dos alunos, possibilitando o protagonismo dos discentes por meio da promoção da prática de leitura gamificada.
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