Abordagem decolonial de leitura e a emancipação do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p211-226

Palavras-chave:

Literatura, Decolonialidade, Ensino Público

Resumo

Esta pesquisa emerge de inquietações suscitadas pela lacuna existente na formação de leitores reflexivos no âmbito das instituições de ensino público, como um ato emancipatório. Diante disso, insere-se em uma perspectiva que reconhece traços de colonialidade, uma vez que a maioria dos jovens carece de acesso a obras literárias impressas devido à inacessibilidade econômica, uma realidade que reverbera em um cenário de exclusão social e cultural. O estudo consiste em aprofundar as reflexões acerca das oportunidades emergentes para a constituição do leitor por uma perspectiva decolonial. A abordagem qualitativa baseia-se em uma análise bibliográfica e quanto aos objetivos, sendo uma pesquisa exploratória, a partir da revisão teórica de autores, como: Gohn (2019), Baptista e López Gopar (2019), Mignolo (2017), Soares (2002; 2008), dentre outros.

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Biografia do Autor

Suzana Pereira Lopes Muniz, Universidade Estadual de Goiás - UEG/Anápolis

Graduada em Letras Português/Literatura na Universidade Salgado de Oliveira. Mestranda na Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGIELT/UEG). Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação pela Universidade do Porto em Portugal. Pós-doutora em Estudos Culturais (UFRJ). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestra em Educação (PUC-Goiás). Graduada em Letras (UEG).

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

MUNIZ, Suzana Pereira Lopes; RODRIGUES, Olira Saraiva. Abordagem decolonial de leitura e a emancipação do leitor. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 211–226, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p211-226. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica