Abordagem decolonial de leitura e a emancipação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p211-226Palavras-chave:
Literatura, Decolonialidade, Ensino PúblicoResumo
Esta pesquisa emerge de inquietações suscitadas pela lacuna existente na formação de leitores reflexivos no âmbito das instituições de ensino público, como um ato emancipatório. Diante disso, insere-se em uma perspectiva que reconhece traços de colonialidade, uma vez que a maioria dos jovens carece de acesso a obras literárias impressas devido à inacessibilidade econômica, uma realidade que reverbera em um cenário de exclusão social e cultural. O estudo consiste em aprofundar as reflexões acerca das oportunidades emergentes para a constituição do leitor por uma perspectiva decolonial. A abordagem qualitativa baseia-se em uma análise bibliográfica e quanto aos objetivos, sendo uma pesquisa exploratória, a partir da revisão teórica de autores, como: Gohn (2019), Baptista e López Gopar (2019), Mignolo (2017), Soares (2002; 2008), dentre outros.
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