A relação do aluno surdo com a leitura do português escrito

cenários e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p227-240

Palavras-chave:

Surdos, Práticas de leitura, Português escrito, Libras, Escola inclusiva

Resumo

O presente artigo visa realizar uma articulação com os professores atuantes nas escolas regulares/inclusivas, com a intenção de transmitir conhecimentos sobre questões inerentes aos estudantes surdos, como questões voltadas à escrita do ensino de português como segunda língua para esse público. Em primeiro lugar, foca em desmitificar e desestigmatizar muitos saberes construídos no que diz respeito a esses sujeitos e, além disso, pretende realizar o apontamento da especificidade do aprendizado português como segunda língua na modalidade escrita por esses alunos. Apesar de a educação bilíngue ser o modelo educacional mais adequado, ele não é obrigatório. Logo, tratativas a respeito da educação de surdos em escolas inclusivas precisam ter continuidade. Além do mais, na tentativa de trazer melhorias ao atual cenário, este trabalho tem a pretensão de apresentar práticas pedagógicas a serem agregadas ao cotidiano escolar desses profissionais, visando uma melhoria na educação de surdos e na inserção na sociedade em que vivem (Faria-Nascimento, 2022; Pereira; Bernardino, 2023; Silva, 2023).

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Biografia do Autor

Daniel Ferreira Costa, Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. Bolsista CAPES.

Arabie Bezri Hermont, Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Doutora em linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

COSTA, Daniel Ferreira; HERMONT, Arabie Bezri. A relação do aluno surdo com a leitura do português escrito: cenários e perspectivas. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 227–240, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p227-240. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p227. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica