A relação do aluno surdo com a leitura do português escrito
cenários e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p227-240Palavras-chave:
Surdos, Práticas de leitura, Português escrito, Libras, Escola inclusivaResumo
O presente artigo visa realizar uma articulação com os professores atuantes nas escolas regulares/inclusivas, com a intenção de transmitir conhecimentos sobre questões inerentes aos estudantes surdos, como questões voltadas à escrita do ensino de português como segunda língua para esse público. Em primeiro lugar, foca em desmitificar e desestigmatizar muitos saberes construídos no que diz respeito a esses sujeitos e, além disso, pretende realizar o apontamento da especificidade do aprendizado português como segunda língua na modalidade escrita por esses alunos. Apesar de a educação bilíngue ser o modelo educacional mais adequado, ele não é obrigatório. Logo, tratativas a respeito da educação de surdos em escolas inclusivas precisam ter continuidade. Além do mais, na tentativa de trazer melhorias ao atual cenário, este trabalho tem a pretensão de apresentar práticas pedagógicas a serem agregadas ao cotidiano escolar desses profissionais, visando uma melhoria na educação de surdos e na inserção na sociedade em que vivem (Faria-Nascimento, 2022; Pereira; Bernardino, 2023; Silva, 2023).
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