A relação do aluno surdo com a leitura do português escrito
cenários e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p227-240Palabras clave:
Surdos, Práticas de leitura, Português escrito, Libras, Escola inclusivaResumen
O presente artigo visa realizar uma articulação com os professores atuantes nas escolas regulares/inclusivas, com a intenção de transmitir conhecimentos sobre questões inerentes aos estudantes surdos, como questões voltadas à escrita do ensino de português como segunda língua para esse público. Em primeiro lugar, foca em desmitificar e desestigmatizar muitos saberes construídos no que diz respeito a esses sujeitos e, além disso, pretende realizar o apontamento da especificidade do aprendizado português como segunda língua na modalidade escrita por esses alunos. Apesar de a educação bilíngue ser o modelo educacional mais adequado, ele não é obrigatório. Logo, tratativas a respeito da educação de surdos em escolas inclusivas precisam ter continuidade. Além do mais, na tentativa de trazer melhorias ao atual cenário, este trabalho tem a pretensão de apresentar práticas pedagógicas a serem agregadas ao cotidiano escolar desses profissionais, visando uma melhoria na educação de surdos e na inserção na sociedade em que vivem (Faria-Nascimento, 2022; Pereira; Bernardino, 2023; Silva, 2023).
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; FERNANDES DE SOUSA, Maria Alice. Andaimes e pistas de contextualização: um estudo do processo interacional em uma sala de alfabetização. In: TACCA, M. C. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006. p. 167-179.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 30 dez. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 02 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 30 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 dez. 2023.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. esp. , dez. 2020, p. 678-686. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949
CAPOVILLA, Fernando César et al. Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 2, maio/ago. 2006, p. 203-220. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000200005
FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia de. O Currículo de PSLS: um projeto fundamental para a educação bilíngue de surdos. In: FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia de; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. (Org.). Português: desafios para a educação bilíngue de surdos. 1 ed. Campinas - SP: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 40-61.
FERNANDES, Sueli de Fátima; TERCEIRO, Francisco Martins Lopes. Deafhood: um conceito em formação no campo dos Estudos Surdos no Brasil. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/38455. Acesso em: 30 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X38455
GENESEE, Fred. Bilingual first language acquisition: Exploring the limits of the language faculty. In: MCGROARTY M. (Ed.). Annual Review of Applied Linguistics: Language and Psychology, vol. 21. Cambridge: Cambridge University Press, 2001a. DOI: https://doi.org/10.1017/S0267190501000095
HERMONT, Arabie Bezri. Contribuições e desafios na formação de professores no processo de ensino da leitura e da escrita. Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 59, p. 9-29, 27 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p9-29
HERMONT, Arabie Bezri; CASTRO, Gisely Gonçalves. Aquisição da linguagem e composicionalidade aspectual. Revista Linguística, [S. l.], v. 14, p. 106-127, 2018. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a19778
HERMONT, Arabie Bezri; XAVIER, Gláucia do Carmo. Teoria gerativa: perspectivas e desafios. Cadernos CESPUC de Pesquisa - Série Ensaios, Belo Horizonte, n. 33, p. 1-10, 21 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n33p1-10
KRASHEN, Stephen. Principles and Practice in second language acquisition. New York: Pergamon, 1982.
LADD, Paddy. In Search of Deafhood: Towards an understanding of British Deaf Culture. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Surdos. Reino Unido: Universidade de Bristol, 1998.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa et al. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
NOGUEIRA, Aryane Santos. “É para escrever o português ou a libras?”: nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. D.E.L.T.A., [S. l.], v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x202359805
NOGUEIRA, Aryane Santos; SILVA, Ivani Rodrigues. Línguas em contato: o codeswitching como ferramenta para o reconhecimento da complexidade linguística e suas implicações para o contexto educacional da surdez. Colineares, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 2, p. 134-158, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/90. Acesso em: 2 jan. 2024.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli et al. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. São Paulo: Ática, 2005, 115p.
PEREIRA, Maria Cristina Cunha; BERNARDINO, Elidéa Lúcia. Almeida. Desafios e experiências no ensino de Português como L2 a surdos. In: RIBEIRO, T.; CRUZ, O. (Org.). Práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos: desafios, experiências e aprendizagens. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2022, p. 105-129.
PEREIRA, Maria Cristina Cunha; BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. Ensino da língua portuguesa para surdos: desafios para a educação. In: GARCIA, D. M.; FREITAS. L. A. Educação de surdos: possibilidades e desafios. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2019, p. 75-89.
PEREIRA, Maria Cristina Cunha; BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. O ensino bilíngue de surdos sob a perspectiva da translinguagem. Linguagem & Ensino, [S. l.], v. 26, n. 3, 2023, p. 12-21. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v26i1.6752
PEREIRA, Maria Cristina Cunha. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, n. 2, 2014, p. 143-157. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.37236
PIRES, Vanessa de Oliveira Dagostim. Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos. 2009. 145 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2009.
PIRES, Vanessa de Oliveira Dagostim. A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 987-1014, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820145563
QUADROS, Ronice Müller de; RODRIGUES, Carlos Henrique. Diferenças e linguagens: a visibilidade dos ganhos surdos na atualidade. Revista Teias, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 72-88, 2015.
SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima et al. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, v. 2, (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos), 2004.
SANTOS GARGALLO, Isabel. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera. 3. ed. Madrid: Arco Libros, 2010.
SILVA, Giselli Mara da. Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos: as vantagens do bilinguismo. Letrônica, v. 16, n,1 p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247
SILVA, Giselli Mara da. O português como segunda língua dos surdos brasileiros: uma apresentação panorâmica. Revista X, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 130-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140
SILVA, Giselli Mara da. Transitando entre a libras e o português na sala de aula: em busca de estratégias visuais de ensino da leitura. Revista X, [S. l.], v. 13, p. 206-229, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60793
STERN, Hans Heinrich. Perspectives on 2nd language teaching. Toronto: Ontario Institute for Studies in Education, 1970.
STROBEL, Karin. História da Educação de Surdos. Licenciatura em Letras-LIBRAS na modalidade à distância. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Fórum Identidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.