Cotas universitárias e afirmação da identidade racial
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p13-29Palavras-chave:
UENP. Cotas. Racismo. Identidades. Subjetividades.Resumo
Este artigo discute os impactos subjetivos do acesso à universidade via cotas no desenvolvimento de uma identidade racial afirmativa entre estudantes negros e Indígenas. Para isso, baseia-se em entrevistas realizadas em uma pesquisa de mestrado que Investigou os laços de sociabilidade entre cotistas e não cotistas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Dos 21 depoimentos, selecionamos três específicos, de dois jovens negros e uma estudante Indígena, que Ingressaram na UENP por cotas, escolhidos pela riqueza de detalhes e por refletirem elementos comuns a outros relatos. A pesquisa revelou que as cotas tendem a favorecer a criação um ambiente universitário mais propício à contestação identitária, promovendo uma identidade mais afirmativa e desafiando a visão pejorativa socialmente atribuída a esses sujeitos, ao ampliar o acesso de negros e Indígenas a esse espaço.
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