Ações afirmativas e redução das desigualdades raciais nas Universidades Estaduais do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p31-43Palavras-chave:
Ação Afirmativa. Desigualdades Raciais. Educação Superior. Universidades Estaduais. Cotas Raciais.Resumo
Este artigo analisa o papel das universidades estaduais do Sul do Brasil na democratização do ensino superior por meio da implementação de políticas de ação afirmativa. O estudo examina, em particular, a adoção de cotas raciais e sua eficácia na redução das desigualdades raciais em uma região caracterizada por uma predominância de população branca e por desafios relacionados ao racismo estrutural. Utilizando os microdados do Censo da Educação Superior, o artigo avalia a evolução do número de estudantes negros (pretos e pardos) nas universidades estaduais da região, destacando as diferentes trajetórias de implementação dessas políticas entre as Instituições. Os resultados mostram que as Iniciativas ainda são relativamente recentes, o que pode Indicar uma maior resistência à adoção de cotas raciais. Além disso, apesar de ter aumentado a proporção de pretos e pardos nessas universidades, a fragilidade dos dados disponíveis dificulta uma melhor avaliação do impacto da política.
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