Ações afirmativas e redução das desigualdades raciais nas Universidades Estaduais do Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p31-43

Palavras-chave:

Ação Afirmativa. Desigualdades Raciais. Educação Superior. Universidades Estaduais. Cotas Raciais.

Resumo

Este artigo analisa o papel das universidades estaduais do Sul do Brasil na democratização do ensino superior por meio da implementação de políticas de ação afirmativa. O estudo examina, em particular, a adoção de cotas raciais e sua eficácia na redução das desigualdades raciais em uma região caracterizada por uma predominância de população branca e por desafios relacionados ao racismo estrutural. Utilizando os microdados do Censo da Educação Superior, o artigo avalia a evolução do número de estudantes negros (pretos e pardos) nas universidades estaduais da região, destacando as diferentes trajetórias de implementação dessas políticas entre as Instituições. Os resultados mostram que as Iniciativas ainda são relativamente recentes, o que pode Indicar uma maior resistência à adoção de cotas raciais. Além disso, apesar de ter aumentado a proporção de pretos e pardos nessas universidades, a fragilidade dos dados disponíveis dificulta uma melhor avaliação do impacto da política.

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Biografia do Autor

Luciana Garcia de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Université de Nice Sophia Antipollis; Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS) e bolsista Capes de Pós-Doutorado – Programa Abdias do Nascimento.

André Luiz Vieira Dias, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciências Sociais pela Unesp; Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB); Pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp).

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

MELLO, Luciana Garcia de; DIAS, André Luiz Vieira. Ações afirmativas e redução das desigualdades raciais nas Universidades Estaduais do Sul do Brasil. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 40, n. 1, p. 31–43, 2025. DOI: 10.47250/forident.v40n1.p31-43. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v40p31. Acesso em: 15 fev. 2025.

Edição

Seção

Impacto das ações afirmativas nas universidades brasileiras