A EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA E A LUTA POR VISIBILIDADE DOS/AS AFRO-LATINOS/AS COMO DESAFIO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p133-146Palabras clave:
Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), Antirracismo, População negra, CriticidadeResumen
O objetivo desta investigação é contribuir para a análise crítica do currículo e das práticas pedagógicas da educação física escolar, especificamente por meio de uma perspectiva antirracista ancorada na visibilidade afro-latina. A justificativa do tema está em como a vinculação dos projetos educacionais de cada país aos interesses econômicos e políticos do mundo globalizado precariza a vida na América Latina. Neste artigo, abordamos a fundamentação teórico-metodológica. Os indícios apontam que os/as professores/as precisam ser antirracistas para fortalecer o esforço coletivo por justiça social nas nações latino-americanas que partilham da condição de culturas colonizadas, sociedades sexistas, economias periféricas e políticas subalternas. Consideramos que as mudanças estruturais nas sociedades não são feitas sem revoltas porque a passividade não redunda em paz.
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