A EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA E A LUTA POR VISIBILIDADE DOS/AS AFRO-LATINOS/AS COMO DESAFIO CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p133-146

Palabras clave:

Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), Antirracismo, População negra, Criticidade

Resumen

O objetivo desta investigação é contribuir para a análise crítica do currículo e das práticas pedagógicas da educação física escolar, especificamente por meio de uma perspectiva antirracista ancorada na visibilidade afro-latina. A justificativa do tema está em como a vinculação dos projetos educacionais de cada país aos interesses econômicos e políticos do mundo globalizado precariza a vida na América Latina. Neste artigo, abordamos a fundamentação teórico-metodológica. Os indícios apontam que os/as professores/as precisam ser antirracistas para fortalecer o esforço coletivo por justiça social nas nações latino-americanas que partilham da condição de culturas colonizadas, sociedades sexistas, economias periféricas e políticas subalternas. Consideramos que as mudanças estruturais nas sociedades não são feitas sem revoltas porque a passividade não redunda em paz.

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Biografía del autor/a

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF-UFRN). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP).

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF-UFRN). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS).

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VENÂNCIO, Luciana; NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos (Orgs.). Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba: CRV, 2020.

Publicado

2023-02-24

Cómo citar

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA E A LUTA POR VISIBILIDADE DOS/AS AFRO-LATINOS/AS COMO DESAFIO CURRICULAR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 133–146, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p133-146. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18076. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Relaciones étnico-raciales: protagonismo negro en múltiples territorios educativ