Os letramentos sociais e a democratização da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p201-215

Palabras clave:

Educação, Letramento, Leitura de mundo, Educação democrática

Resumen

O artigo exibi uma reflexão teórica acerca dos atravessamentos da educação na constituição humana e suas interconexões com o letramento. O trabalho foi elaborado por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e qualitativo. Partindo de uma perspectiva sociocultural, voltamos nosso olhar para o conceito de Educação apresentado por Vygotsky (1994) e Freire (2019; 1989) e o conceito de Letramento operacionalizado por Cruz (2021; 2012); Pereira (2014); Street (2014) e Rojo (2012). Os resultados apontam que a educação é um processo marcado por diferentes facetas. Assim, constata-se que a educação deve ser analisada e delineada no plural, ou seja, as educações. Posto que, é por meio das interações dos indivíduos com seus pares e com o meio sociocultural que os códigos, símbolos e valores são criados e transmitidos ao longo do tempo e do espaço.

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Biografía del autor/a

Ueliton André dos Santos Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens-GEREL/CNPq-UNEB. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRB.

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

SILVA, Ueliton André dos Santos. Os letramentos sociais e a democratização da educação. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 201–215, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p201-215. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p201. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Seção Livre

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