Proposta de leitura dialógica

valorações antirracistas por meio do gênero paródia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p109-126

Palabras clave:

Dialogismo, Valoração, Leitura dialógica, Gênero discursivo paródia

Resumen

À luz da Linguística Aplicada, este artigo apresenta um estudo teórico-metodológico sobre leitura em perspectiva dialógica a partir do trabalho com o gênero discursivo paródia ao 9º ano. Justifica-se pelo fato de ser uma alternativa de combate aos discursos de ódio e segregação. Tem como objetivo geral propor atividades de leitura dialógica voltadas aos aspectos sociais e valorativos e, como objetivos específicos: a) incentivar o protagonismo estudantil; b) ampliar a consciência socioideológica. Para tanto, segue o percurso teórico-metodológico sistematizado por Gomes; Ohuschi e Menegassi (2022): a) Relações com os já-ditos; b) Leitura silenciosa, oral e entonacional; c) Trabalho com a dimensão social; d) Trabalho com a dimensão verbal. Por meio da construção discursiva e linguística, a pesquisa refletiu acerca do trabalho com a leitura, visando ao despertar de respostas ativas e à construção de valores sociais antirracistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Romário Rui Natividade da Natividade, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Seduc/PA. Mestre pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa “Dialogismo e ensino de línguas” (UFPA/CNPq).

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de Letras do Campus de Castanhal. Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras/UFPA e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa “Dialogismo e ensino de línguas” (UFPA/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM/CNPq).

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, Mikhail. A Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2011 [1979], p. 11-69.

BELOTI, Adriana; HILA, Cláudia Valéria Doná; RITTER, Lilian Cristina Buzato; FERRAGINI, Neluana Leuz de Oliveira. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, Neil; PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. (org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, Pontes, 2020, p. 109-135.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; MENEGASSI, Renilson José. Oralidade e entonação valorativa na formação docente inicial. In: MAGALHÃES, Tânia; BUENO, Luzia; COSTA-MACIEL, Débora. (org.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, SP: Pontes Editora, 2021. p. 173-197.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakthin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GERALDI, João Wanderley. Leitura e mediação. In: BARBOSA, Juliana Bertucci; BARBOSA, Marinalva Vieira. (org.) Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 25-48.

GOMES, Silvio Nazareno; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Construções valorativas em recursos linguístico-enunciativos na fábula: uma sequência de atividades ao 9º ano. In: RIBEIRO, Celeste Maria da Rocha; SANCHES, Romário Duarte (org.). Linguística na Amazônia: descrição, diversidade e ensino, v. 2, Rio Branco: Nepan Editora, 2022, p. 185-208.

MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org). Leitura e Ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-417.

MENEGASSI, Renilson José; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENDES-POLATO, Adriana Delmira; GASPAROTTO, Denise Moreira. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO, Neil; PEREIRA, Rodrigo Acosta (org.) Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, Pontes, 2020, p. 187-212.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosielen da Silva de Moraes. Conceitos axiológicos do dialogismo em propaganda impressa. In: FUZA, Ângela Francine, OHUSCHI, Márcia Cristina Greco, MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas: Pontes, 2020, p. 99-118.

MENEGASSI, Renilson José; GASPAROTTO, Denise Moreira. Revisão dialógica: aspectos teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 19, nº 1, jan./abr., 2019. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596. Acesso em: 15 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-190107-4518

NATIVIDADE, Romário Rui Natividade da. Práticas de linguagem em uma perspectiva valorativa: o gênero paródia no 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, 2024.

PEREIRA, Rodrigo Acosta; RODRIGUES, Rosângela Hammes. Gêneros como articuladores do ensino e da aprendizagem das práticas de linguagem. In: SILVA, Wagner Rodrigues; LIMA, Paulo da Silva; MOREIRA, Tânia Maria (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 25-46.

PEREIRA, Rodrigo Acosta. As relações dialógico-valorativas no gênero carta de conselhos em revistas online. Working Papers em Linguística. Florianópolis, 13(1), jan./mar, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315036781_As_relacoes_dialogico-valorativas_no_genero_carta_de_conselhos_em_revistas_online. Acesso em: 20 jan. 2023.

POLATO Adriana Delmira Mendes; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Análise Linguística em Charge: sequência de atividades dialógicas. Línguas & Letras. v. 21, n. 49, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24631. Acesso em: 20 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5935/1981-4755.20200007

RITTER, Lilian Cristina Buzato; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Leitura e análise linguística em perspectiva dialógica: caminhos possíveis. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 419-452.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso no Círculo de Bakhtin – ferramentas para análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4, 2007, Tubarão. Anais [...] Tubarão, SC: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Publicado

2024-06-22

Cómo citar

NATIVIDADE, Romário Rui Natividade da; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Proposta de leitura dialógica: valorações antirracistas por meio do gênero paródia. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 109–126, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p109-126. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p109. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica