Desconstruindo o “racismo sem querer” em tirinhas
uma proposta de leitura antirracista
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p63-76Palabras clave:
Lei 11. 645/08, Leitura, Língua PortuguesaResumen
Este artigo é um recorte advindo de pesquisa realizada no âmbito do mestrado PROFLETRAS/UFPB e apresenta uma proposta de leitura didática problematizadora do racismo no Brasil. As atividades foram desenvolvidas em roda de conversa, mediada por tirinhas que trazem à tona estereótipos raciais como uma forma de desconstruir o racismo sobretudo em espaço escolar. Para tanto, baseamo-nos nas discussões a partir de Orlandi (2020) para versar sobre a leitura de abordagem discursiva; em Almeida (2021) para tratar do racismo; e em Brasil (2018), para abordar acerca das políticas públicas educacionais. Nossa metodologia parte da pesquisa qualitativa, sendo os dados gerados por meio de questionários e analisados pelos estudos discursivos materialistas. Como resultado, percebemos gestos de leitura que compreenderam os ditos e os não-ditos possíveis às condições de produção das tiras trabalhadas.
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