Uma experiência com a educação patrimonial: reflexões sobre uma formação para o ofício do historiador

Autores

  • Emerson Naylton Bezerra Pereira
  • Fabricio Carlos Paulino Lopes

Resumo

Propomos compartilhar o relato de uma experiência que sucedeu por meio da disciplina Memória e Patrimônio Histórico, ofertada pelo Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no segundo semestre de 2019. As dinâmicas que envolveram essa disciplina caracterizaram-se como um diferencial, visto que articulamos, com frequência, prática à teoria. Pensando nessa relação, objetivamos expor uma proposta de visitação formulada na segunda unidade da disciplina, na qual selecionamos um objeto gerador, repensamos o local de visita, definimos objetivos de aprendizagem, escolhemos um público-alvo e associamos os conceitos de memória, patrimônio e história, à medida que a metodologia da Educação Patrimonial nos subsidiava. Concluímos que os exercícios práticos dispostos pela disciplina modificaram o modo como encaramos a nossa formação enquanto historiadores e nos propiciaram repensar o nosso ofício.

Palavras-chave: Objeto Gerador; Educação Patrimonial; Ofício do historiador; Formação do historiador; Ensino de História.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Naylton Bezerra Pereira, E. ., & Paulino Lopes, F. C. (2022). Uma experiência com a educação patrimonial: reflexões sobre uma formação para o ofício do historiador. Boletim Historiar, 9(01). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/17477

Edição

Seção

Artigos