Identidade e subjetividade no texto acadêmico

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães
  • Vinícius Oliveira de Oliveira

Resumo

Recebido: 06/04/2015

Aprovado: 22/09/2015

Publicado: 30/10/2015

Este artigo busca investigar a subjetividade mostrada no texto acadêmico através da análise da escrita atípica de uma dissertação de mestrado composta composicionalmente por um conjunto de cartas endereçadas a interlocutores reais. A partir da ótica da Análise Dialógica do Discurso – ADD, pretendemos investigar a construção da identidade docente da pesquisadora através da escrita. Assim, nosso percurso metodológico parte da análise da arquitetônica da dissertação e da seleção de alguns recortes das cartas que a compõe visando identificar, descrever e analisar as marcas liguísticas e enunciativas que estão presentes na escrita da pesquisadora, as quais revelam o processo de construção de sua identidade docente. Os resultados evidenciam os vários "eus" que compõem a identidade da pesquisadora, a partir de sua escrita acadêmica.

 

Palavras-chave: Identidade; Subjetividade; Texto acadêmico; Gêneros do discurso.

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Publicado

2015-10-30

Como Citar

Guimarães, F. T. B., & de Oliveira, V. O. (2015). Identidade e subjetividade no texto acadêmico. Boletim Historiar, (11). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/4418

Edição

Seção

Artigos