Identidade e subjetividade no texto acadêmico
Resumo
Recebido: 06/04/2015
Aprovado: 22/09/2015
Publicado: 30/10/2015
Este artigo busca investigar a subjetividade mostrada no texto acadêmico através da análise da escrita atípica de uma dissertação de mestrado composta composicionalmente por um conjunto de cartas endereçadas a interlocutores reais. A partir da ótica da Análise Dialógica do Discurso – ADD, pretendemos investigar a construção da identidade docente da pesquisadora através da escrita. Assim, nosso percurso metodológico parte da análise da arquitetônica da dissertação e da seleção de alguns recortes das cartas que a compõe visando identificar, descrever e analisar as marcas liguísticas e enunciativas que estão presentes na escrita da pesquisadora, as quais revelam o processo de construção de sua identidade docente. Os resultados evidenciam os vários "eus" que compõem a identidade da pesquisadora, a partir de sua escrita acadêmica.
Palavras-chave: Identidade; Subjetividade; Texto acadêmico; Gêneros do discurso.