n. 11 (2015): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 11 (2015): ISSN 2357-9145

Mais uma edição da revista Boletim Historiar vai ao ar dando continuidade ao trabalho que cada vez mostra os frutos satisfatórios do nosso esforço. Assim, apresentamos temas que perpassam pela história, pela educação, pelas letras e pela museologia.

Iniciando a 11ª edição temos Andreza Santos Cruz Maynard com artigo sobre os mecanismo utilizados pelos praças que ingressavam no 28º Batalhão de Caçadores (28º BC) em Sergipe, mas que desobedeciam as normas de comportamento impostas pelo Exército entre 1922 e 1930.  Em seguida, Hermeson Alves de Menezes aborda sobre os livros didáticos de história de Sergipe e sua produção editorial para compreender sua importância na construção da cultura escolar.

O terceiro artigo é um trabalho de Lucas Eduardo Gaspar que se propõe a discutir as obras que abordam sobre a cidade, a caracterização do espaço urbano, a histórica luta por moradia e os indivíduos envolvidos nestes processos. Já Andre Rodrigues analisa as críticas dos jornais anarquistas A Plebe e A Lanterna às ligações entre o catolicismo e os movimentos fascistas nos anos 1932 a 1935.

Em um texto sobre subjetividade e identidade no texto acadêmico, Fernanda Taís Brignol Guimarães e Vinícius Oliveira de Oliveira investigam esse tema em um trabalho de dissertação composto por cartas endereçadas a interlocutores reais através da ótica da Análise Dialógica do Discurso – ADD. Ainda temos o artigo de Raphael Vladmir Costa Reis que desenvolve uma pesquisa sobre as eleições em Sergipe entre os anos 1947 a 1962. Seu foco é a análise expográfica do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe (CEMEL/TRE-SE), a concepção e montagem de uma exposição em espaço público em Aracaju e a elaboração de QR Codes que direcionaram ao site “Guia de Eleições em Sergipe”.

Finalizando a edição, como de costume, temos uma resenha de Diego Leonardo Santana Silva intitulada A história dos gigantes da mídia: Os Impérios da Comunicação do telefone à internet, da AT&T ao Google.

Agradecemos a todos pela colaboração e apoio com submissões de textos e com a frequente divulgação do periódico. Desejamos uma boa leitura.

 

Os Editores.

Publicado: 2015-10-30