Cadernos de aulas: um recurso de ensino e aprendizagem a distância na UFS
Resumo
Recebido: 05/08/2016
Aprovado: 17/09/2016
Publicado: 30/09/2016
Os cadernos de aulas do Curso de Licenciatura em História a distância da Universidade Federal de Sergipe (UFS), analisados neste texto, servem ao propósito de um estudo sobre o livro didático como recurso próprio da modalidade de ensino a distância. A fim de identificar os elementos gráficos e pedagógicos que constituem esse tipo de tecnologia utilizada no ensino de História na UFS, dois cadernos de aulas foram apreciados, das disciplinas Temas do Brasil Contemporâneo e História e Historiografia Brasileira, respectivamente, produzidos em 2011 e 2012. Com base em referenciais metodológicos da História do Tempo Presente, busca-se perceber similitudes e diferenças entre as representações elaboradas no interior da UFS sobre os cadernos de aulas e as noções desenvolvidas por estudiosos acerca do livro didático.
Palavras-chave: Educação a Distância. História. Livro didático.