Didática da história nos periódicos da Historical Association e da Royal Historical Society (1913 - 2012)

Autores

  • Taysa Kawanny Ferreira Santos

Resumo

Recebido: 04/08/2016  

Aprovado: 02/09/2016

Publicado: 30/09/2016


O texto foi construído a partir de um levantamento sobre a produção científica existente na Internet que trata da Historical Association, da Royal Historical Society e das suas revistas - Annual Bulletin of Historical Literature e English Historical Revie. O objetivo principal é identificar nessa produção os fundamentos de uma didática da história. Para a sua elaboração concorreram os pressupostos da História do Tempo Presente, fundamentada em orientações teóricas e metodológicas voltadas para um fazer histórico que considera as fontes disponíveis no tempo vivido, a exemplo daquelas encontradas em plataformas virtuais. As buscas por referências bibliográficas levaram a verificação de trabalhos existentes sobre a relação entre a teoria e o ensino de História, especificamente sobre aquelas duas associações inglesas que surgiram nos séculos XIX e XX, as quais se mantêm até os dias atuais como incentivadoras e produtoras de discursos importantes acerca de uma Didática da História.

Palavras-chave: Associações. Revistas. Didática da História.

 


Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Ferreira Santos, T. K. (2016). Didática da história nos periódicos da Historical Association e da Royal Historical Society (1913 - 2012). Boletim Historiar, (16). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/5689

Edição

Seção

Artigos