A Questão do Amapá, a Fronteira enquanto narrativa e a sala de aula como componentes para uma agenda de revisão didático-pedagógica

Autores

  • Danilo Sorato Oliveira Moreira
  • Daniel Chaves

Resumo

Recebido:  20/09/2017     

Aprovado:  28/10/2017

Publicado: 30/12/2017


O presente texto pretende abordar a noção de narrativa histórica e as alternativas de linguagem para o Ensino de História. Utiliza-se o debate sobre narrativa histórica tradicional para apresentar como a Questão do Amapá é trabalhada pelas instituições oficiais, tais como o Senado Federal, o Itamaraty e as Forças Armadas, em contraposição às possibilidades didático-pedagógicas por ora expostas. Ao final, busca-se apresentar o diálogo entre  narrativa histórica e possibilidades aplicadas e práticas de pesquisa, para apontar como se organiza essa percepção em uma escola primária particular do Município de Santana, Amapá, Brasil.

 

Palavras-chaves: Narrativa, Questão do Amapá, Ensino de História. 


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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Moreira, D. S. O., & Chaves, D. (2018). A Questão do Amapá, a Fronteira enquanto narrativa e a sala de aula como componentes para uma agenda de revisão didático-pedagógica. Boletim Historiar, (21). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8071

Edição

Seção

Artigos