“Do’s and don’ts” - as instruções para soldados americanos e ingleses na II Guerra Mundial: uma análise comparativa (1942-1945)
Resumo
Recebido: 27/11/2017
Aprovado: 23/12/2017
Publicado: 30/12/2017
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo histórico comparado dos manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944), ambos adquiridos junto ao Imperial War Museum da Inglaterra. Mostraremos que eles ofereciam as instruções de comportamento pensadas pelo Estado britânico e norte-americano para os soldados durante a II Guerra Mundial. Buscaremos responder as questões norteadoras: o que é educar para soldados em Guerra segundo os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944)? Quais os instrumentos utilizados pelo Estado norte-americano e britânico para a educação do soldado na II Guerra? Para tanto, utilizaremos o método da História Comparada, buscando ver como o Estado britânico e norte-americano pensou educar os soldados durante a II Guerra Mundial.
Palavras-chave: II Guerra - Manuais – Instruções - Soldados.