“Do’s and don’ts” - as instruções para soldados americanos e ingleses na II Guerra Mundial: uma análise comparativa (1942-1945)

Autores

  • Anailza Guimarães Costa

Resumo

Recebido:  27/11/2017    

Aprovado:  23/12/2017

Publicado: 30/12/2017


Este artigo tem como objetivo realizar um estudo histórico comparado dos manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944), ambos adquiridos junto ao Imperial War Museum da Inglaterra. Mostraremos que eles ofereciam as instruções de comportamento pensadas pelo Estado britânico e norte-americano para os soldados durante a II Guerra Mundial. Buscaremos responder as questões norteadoras: o que é educar para soldados em Guerra segundo os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944)? Quais os instrumentos utilizados pelo Estado norte-americano e britânico para a educação do soldado na II Guerra? Para tanto, utilizaremos o método da História Comparada, buscando ver como o Estado britânico e norte-americano pensou educar os soldados durante a II Guerra Mundial.

 

Palavras-chave: II Guerra - Manuais – Instruções - Soldados. 



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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Costa, A. G. (2018). “Do’s and don’ts” - as instruções para soldados americanos e ingleses na II Guerra Mundial: uma análise comparativa (1942-1945). Boletim Historiar, (21). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8074

Edição

Seção

Artigos