Nacionalismo e Educação: o Canto Orfeônico e as suas Finalidades Político-Pedagógicas (1890-1945)

Autores

  • Wênia Mendonça Silva

Resumo

Recebido:  19/06/2017      

Aprovado:  13/09/2017

Publicado: 30/03/2018


O presente artigo traz como objetivo a reflexão acerca do controle e poder exercido por fatores externos à escola, sobretudo políticos, consoante à manutenção, exclusão ou no caso desta pesquisa, à transformação das finalidades de uma determinada disciplina no currículo escolar e consequentemente em suas práticas. Para tanto, a discussão se apoia no campo da cultura escolar e do currículo e conta com os subsídios teóricos de Ivor Goodson (1991) e Dominique Julia (2011). Tomando como objeto a disciplina Canto Orfeônico, analiso-a por meio de fontes bibliográficas e documentais. Tal metodologia permitiu chegar a conclusão de que os conteúdos e saberes elencados ao longo do período analisado neste trabalho, possuíam um caráter nacionalista, intimamente associado aos interesses políticos, culturais e sociais.

 

Palavras-chave: Canto Orfeônico. Educação Musical. Reformas Educacionais.


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Publicado

2018-04-08

Como Citar

Silva, W. M. (2018). Nacionalismo e Educação: o Canto Orfeônico e as suas Finalidades Político-Pedagógicas (1890-1945). Boletim Historiar, (22). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8815

Edição

Seção

Dossiê