Nacionalismo e Educação: o Canto Orfeônico e as suas Finalidades Político-Pedagógicas (1890-1945)
Resumo
Recebido: 19/06/2017
Aprovado: 13/09/2017
Publicado: 30/03/2018
O presente artigo traz como objetivo a reflexão acerca do controle e poder exercido por fatores externos à escola, sobretudo políticos, consoante à manutenção, exclusão ou no caso desta pesquisa, à transformação das finalidades de uma determinada disciplina no currículo escolar e consequentemente em suas práticas. Para tanto, a discussão se apoia no campo da cultura escolar e do currículo e conta com os subsídios teóricos de Ivor Goodson (1991) e Dominique Julia (2011). Tomando como objeto a disciplina Canto Orfeônico, analiso-a por meio de fontes bibliográficas e documentais. Tal metodologia permitiu chegar a conclusão de que os conteúdos e saberes elencados ao longo do período analisado neste trabalho, possuíam um caráter nacionalista, intimamente associado aos interesses políticos, culturais e sociais.
Palavras-chave: Canto Orfeônico. Educação Musical. Reformas Educacionais.