A cultura escolar e o currículo do Ginásio de Aplicação na primeira década de sua existência (1959-1969)

Autores

  • Ricardo Costa dos Santos

Resumo

Recebido:  19/06/2017      

Aprovado:  13/09/2017

Publicado: 30/03/2018


Os Ginásios de Aplicação foram criados para servir de campo de estágio para os alunos das Faculdades de Filosofia. Em Sergipe, sexto estado a ter um Ginásio de Aplicação, a lógica persistiu. Contudo, apesar da função inicial pensada para essas escolas, cada espaço guardou em si características próprias. São esses componentes que extrapolam a nomenclatura e a concepção desse modelo de escola que “definem” o conceito de Cultura Escolar. Assim, esse artigo tem como objetivo refazer o percurso do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Sergipe, desde a sua fundação (1959) até o ano de 1969, evidenciando os elementos da cultura escolar, o currículo, bem como a presença da língua francesa. Ainda sobre o marco temporal, ocorreram duas mudanças significativas: a troca de nomenclatura, deixando de ser Ginásio de Aplicação para se tornar Colégio de Aplicação e a saída dos domínios da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe para integrar a Universidade Federal de Sergipe.

Palavras-chave: Ginásio de Aplicação. Cultura Escolar. Currículo.


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Publicado

2018-04-08

Como Citar

dos Santos, R. C. (2018). A cultura escolar e o currículo do Ginásio de Aplicação na primeira década de sua existência (1959-1969). Boletim Historiar, (22). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8818

Edição

Seção

Dossiê