Uma educação popular ou libertadora? A concepção de educação no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e na pedagogia freireana

Autores

  • Laís Gois de Araújo

Resumo

Recebido:  19/06/2017      

Aprovado:  13/09/2017

Publicado: 30/03/2018


Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação popular contida no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, e na obra freireana Pedagogia da Autonomia. Optamos por nos ater ao Manifesto de 32 como texto representativo dos “escolanovistas” por este sintetizar o primeiro momento do movimento. Convidamos o leitor a dialogar com as continuidades e rupturas presentes no texto político dos “escolanovistas” a partir do que foi produzido sobre educação no Brasil até aquele momento para, em seguida, apresentar algumas ideias freireanas. A educação popular do Manifesto de 32 é compreendida como uma educação pública de responsabilidade do Estado e que acolha as classes populares sem, porém, incluir os conhecimentos advindos delas. A educação freireana continua com o horizonte político da democratização do ensino mas incluí a necessidade de uma educação intercultural e libertadora.

 

Palavras-chave: Educação Popular. Educação Nova. Paulo Freire. Interculturalidade.


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Publicado

2018-04-08

Como Citar

de Araújo, L. G. (2018). Uma educação popular ou libertadora? A concepção de educação no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e na pedagogia freireana. Boletim Historiar, (22). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8820

Edição

Seção

Dossiê