Uma educação popular ou libertadora? A concepção de educação no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e na pedagogia freireana
Resumo
Recebido: 19/06/2017
Aprovado: 13/09/2017
Publicado: 30/03/2018
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação popular contida no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, e na obra freireana Pedagogia da Autonomia. Optamos por nos ater ao Manifesto de 32 como texto representativo dos “escolanovistas” por este sintetizar o primeiro momento do movimento. Convidamos o leitor a dialogar com as continuidades e rupturas presentes no texto político dos “escolanovistas” a partir do que foi produzido sobre educação no Brasil até aquele momento para, em seguida, apresentar algumas ideias freireanas. A educação popular do Manifesto de 32 é compreendida como uma educação pública de responsabilidade do Estado e que acolha as classes populares sem, porém, incluir os conhecimentos advindos delas. A educação freireana continua com o horizonte político da democratização do ensino mas incluí a necessidade de uma educação intercultural e libertadora.
Palavras-chave: Educação Popular. Educação Nova. Paulo Freire. Interculturalidade.