Ativistas e Los Indignados no início do século XXI: Uma análise introdutória sobre os movimentos Occupy Wall Street e Los Indignados (2011 – 2015)

Autores

  • Paulo Roberto Alves Teles

Resumo

Resumo:

Recebido: 16/08/2018

Aprovado: 15/09/2018

Publicado: 23/07/2018

Esta pesquisa tem como objetivo estabelecer um estudo histórico comparativo introdutório entre os movimentos de Indignados europeus e o Occupy estadunidense, utilizando como objeto comparativo, dois casos específicos: Los Indignados (Espanha) e Occupy Wall Street (Nova York) ambos iniciados em 2011. Nossas razões estão associadas a alguns pontos de convergência, entre eles se destacam: 1) Ambos iniciaram suas atuações no mesmo período; 2) Os dois possuíram espaços físicos em comum para as ações de seus manifestantes; 3) Os movimentos apresentaram como principal veículo de mobilização, a comunicação móvel realizada por aparelhos celulares e redes sociais; 4) Os membros desses movimentos são compostos em sua grande maioria por jovens; 5) Por fim, os movimentos não possuíram uma liderança clara ou pauta específica. Dessa forma, percebe-se que esses movimentos apresentaram um novo perfil de manifestante e também uma nova forma de atuação política. Em um novo tempo, nasce um novo ser humano.

Palavras-chave: Ativismo político, Movimentos Juvenis, História Comparada


Downloads

Publicado

2018-07-23

Como Citar

Alves Teles, P. R. (2018). Ativistas e Los Indignados no início do século XXI: Uma análise introdutória sobre os movimentos Occupy Wall Street e Los Indignados (2011 – 2015). Boletim Historiar, (23). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/9556

Edição

Seção

Artigos