(Re)pensando a cibercultura no contexto educacional

Autores

  • Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes

Resumo

Resumo:

Recebido: 30/05/2018

Aprovado: 10/06/2018

Publicado: 23/07/2018

O objetivo deste artigo é abordar a cibercultura como uma forma de relacionamento da sociedade com a informática, com as redes, com a multimídia, com a educação, com os jogos eletrônicos, enfim, com os modos de navegação que produzem a comunicação dando-lhe sustentação. Essa cultura high tech é proveniente da utilização do ciberespaço constituído pelas redes tipo internet e pelos computadores que se comunicam. Uma sociedade emergente, caracterizada como da informação ou do conhecimento, conectada por fios ou por wifi, formam uma base para que novas capacidades e novas organizações produzam a sociedade ciber, cuja técnica e cultura se relacionam, traduzindo os efeitos da tecnologia na educação, notadamente no ensino superior e os desafios na formação desse profissional contectado. A técnica, cultura e sociedade estão imbricadas e se relacionam, sem que necessariamente seja enfatizado o “impacto” da tecnologia na sociedade, mas, fundamentalmente que essa tecnologia seja pensada como produto da sociedade, da cultura e da educação, conforme Pierre Lévy, Manuel Castells e Zygmunt Bauman atestam e nos fazem compreender onde estamos nesse universo interconectado.

Palavras-chave: Cibercultura. Ensino e Aprendizagem. Tecnologia e Educação.

 


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Publicado

2018-07-23

Como Citar

Tavares Fonseca de Moraes Nunes, C. (2018). (Re)pensando a cibercultura no contexto educacional. Boletim Historiar, (23). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/9559

Edição

Seção

Artigos