n. 2 (2014): ISSN 2357-9145
EDITORIAL
A segunda edição do Boletim Historiar vem coroar o nosso esforço de construção de um periódico discente marcado pela busca de diálogos interdisciplinares. Iniciando esta edição temos alguns apontamentos sobre a relação entre filme e História no texto Além do que se vê: o filme, objeto da história de Dilton Maynard. Em seguida Karl Schurster e Márcio Oliveira fazem um estudo da condição política do Paraguai no tempo presente com o artigo Entre a Alternância e a Hegemonia Política: o Paraguai no Tempo Presente. Já Retóricas identitárias no circuito do Choro de Aracaju, de Daniela Moura, discute música e a formação e as estratégias de grupos, por meio de grupos de Choro em Aracaju.
Os debates seguintes também são instigantes. O artigo Patrimônio aos olhos de quem? Um breve estudo sobre a construção do conceito ‘Patrimônio Histórico’, cuja autoria é de Jandson Soares e Wendell de Oliveira, e procura problematizar como e quando surgiu o conceito de patrimônio histórico. Ainda temos a valiosa contribuição de Anita Lucchesi com o artigo Por um Debate Sobre História e Historiografia Digital, com uma provocante discussão entre a cultura digital e a historiografia.
Encerram este segundo número as resenhas de Gabriela Resendes Integração Sul-americana no Tempo Presente da obra Instituições sul-americanas no tempo presente: caminhos da integração, e Paulo Teles com Redes de Indignação e Esperança: Movimentos sociais na era da internet.
Boa Leitura!
Dilton Cândido S.Maynard
(Professor do Departamento de História -UFS e Coordenador do GET)
Editor-Chefe
Karla Karine
(Mestranda em História - UFS)
Editora
Luyse Moura
(Graduada em História - UFS)
Editora
Raquel Anne Lima
(Graduanda em História - UFS)
Editora Jr.