MEDIAÇÃO DE LEITURA EM AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS, DE AGNÈS DE LESTRADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p177-190

Palavras-chave:

Mediação de Leitura Literária, Círculos de Leitura, Poder, Relações

Resumo

Este artigo aponta para a análise das relações de poder, segundo Michel Foucault, na obra A grande fábrica de palavras, de Agnès de Lestrade. Por meio de uma mediação de leitura literária no espaço escolar, esse trabalho objetiva refletir sobre as relações de poder vivenciadas no cotidiano social. Para tanto, usamos como metodologia de pesquisa o Círculo de Leitura de Rildo Cosson (2021) e dividimos o trabalho em duas seções: uma síntese da obra com reflexões sobre o conceito de poder, apresentando suas relações em uma perspectiva foucaultiana, junto à proposta de mediação de leitura numa escola pública em Fortaleza-CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Pinheiro, Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE

Mestra em História e Letras pela UECE; Professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE; Membro do grupo de pesquisa “Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores” da FECLESC/UECE.

Maria Valdênia Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Literatura pela UFPB com pós-doutorado em Educação pela UFC. Professora do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da UECE. Líder do grupo de Pesquisa LIMEFLE.

Maria Zilvania Gomes Rabelo, Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE

Mestranda em Linguística Aplicada na UECE; Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE. Membro do grupo de pesquisa “Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores” na FECLESC/UECE.

Referências

BOBBIO, N.; MATTEUCCI.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

BRAGHIN, Simone. O poder em relação: revisitando o conceito de poder em Michel Foucault, Norbert Elias e Pierre Bourdieu. PRACS: revista eletrônica de humanidades do curso de ciências sociais da UNIFAP. v. 10, Nº. 1, p. 155-167, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2263. acessado em: 17 mai 2019.

COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura literária na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DANIELS, Harvey. Literature Circles: Voice and Chhoice. In Books Clubs and Reading Groups. 2. Ed Portland, Maine: Stenhouse Publishers, 2002.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Ed. Graal, 2013.

LETRADE, Agnès de. A grande fábrica de palavras. São Paulo: Aletria, 2013.

MACHADO, R. Foucault: a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

PINHEIRO, Ângela Maria; VALDÊNIA SILVA, Maria; ZILVANIA GOMES RABELO, Maria. MEDIAÇÃO DE LEITURA EM AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS, DE AGNÈS DE LESTRADE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 177–190, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p177-190. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17810. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares