MEDIAÇÃO DE LEITURA EM AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS, DE AGNÈS DE LESTRADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p177-190

Palabras clave:

Mediação de Leitura Literária, Círculos de Leitura, Poder, Relações

Resumen

Este artigo aponta para a análise das relações de poder, segundo Michel Foucault, na obra A grande fábrica de palavras, de Agnès de Lestrade. Por meio de uma mediação de leitura literária no espaço escolar, esse trabalho objetiva refletir sobre as relações de poder vivenciadas no cotidiano social. Para tanto, usamos como metodologia de pesquisa o Círculo de Leitura de Rildo Cosson (2021) e dividimos o trabalho em duas seções: uma síntese da obra com reflexões sobre o conceito de poder, apresentando suas relações em uma perspectiva foucaultiana, junto à proposta de mediação de leitura numa escola pública em Fortaleza-CE.

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Biografía del autor/a

Ângela Maria Pinheiro, Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE

Mestra em História e Letras pela UECE; Professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE; Membro do grupo de pesquisa “Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores” da FECLESC/UECE.

Maria Valdênia Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Literatura pela UFPB com pós-doutorado em Educação pela UFC. Professora do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da UECE. Líder do grupo de Pesquisa LIMEFLE.

Maria Zilvania Gomes Rabelo, Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE

Mestranda em Linguística Aplicada na UECE; Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE. Membro do grupo de pesquisa “Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores” na FECLESC/UECE.

Citas

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Publicado

2022-11-04

Cómo citar

PINHEIRO, Ângela Maria; VALDÊNIA SILVA, Maria; ZILVANIA GOMES RABELO, Maria. MEDIAÇÃO DE LEITURA EM AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS, DE AGNÈS DE LESTRADE. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 177–190, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p177-190. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17810. Acesso em: 28 sep. 2024.

Número

Sección

A literatura em espaços escolares e não escolares