HABITAR ESPAÇOS E PESSOAS COM O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p79-92

Palavras-chave:

Leitura, Leitores, Escola, Socioeducação, Transformação

Resumo

Este texto destaca a educação literária na escola e fora dela. Promover o encontro dos jovens com o texto literário de modo lúdico além de despertar a curiosidade e motivar o debate cabe a todos. Assim, discute-se duas ações com o texto literário: com estudantes de ensino médio técnico de escola pública e em unidade socioeducativa, com adolescentes em privação de liberdade. Os estudos de Jorge Larrosa, acerca da experiência de leitura, e de Michéle Petit, sobre os jovens e sua relação com os textos, entre outros, servem apoiam às discussões que trazem como resultados um forte engajamento dos leitores tocados pela palavra em forma de arte e que se tornam espaços onde habita a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS.

Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Educadorartista Doutora do Ensino Técnico Integrado ao Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS.

Referências

ALVES, I.; PETRÓ, V. Uma proposta interdisciplinar no Ensino Médio Técnico: o ócio criativo como aliado. In: Célia Souza da Costa. (Org.). A escola no contexto da pandemia: perspectivas e realidades. Rio de Janeiro: Eulim, 2021, v.1, p. 103-122.

EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Autêntica Editora, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, A. Vários escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.

COSSON, R. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2020.

DE MASI, D. O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. 3. ed. Trad. Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sexante, 2000.

GOLDIN, D. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1a ed. 2a reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.

ORDINE. N. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PETIT. M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

ALVES, Izandra; DIEHL, Viviane. HABITAR ESPAÇOS E PESSOAS COM O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 79–92, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p79-92. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18331. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares