HABITAR ESPAÇOS E PESSOAS COM O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS
DOI :
https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p79-92Mots-clés :
Leitura, Leitores, Escola, Socioeducação, TransformaçãoRésumé
Este texto destaca a educação literária na escola e fora dela. Promover o encontro dos jovens com o texto literário de modo lúdico além de despertar a curiosidade e motivar o debate cabe a todos. Assim, discute-se duas ações com o texto literário: com estudantes de ensino médio técnico de escola pública e em unidade socioeducativa, com adolescentes em privação de liberdade. Os estudos de Jorge Larrosa, acerca da experiência de leitura, e de Michéle Petit, sobre os jovens e sua relação com os textos, entre outros, servem apoiam às discussões que trazem como resultados um forte engajamento dos leitores tocados pela palavra em forma de arte e que se tornam espaços onde habita a leitura.
Téléchargements
Références
ALVES, I.; PETRÓ, V. Uma proposta interdisciplinar no Ensino Médio Técnico: o ócio criativo como aliado. In: Célia Souza da Costa. (Org.). A escola no contexto da pandemia: perspectivas e realidades. Rio de Janeiro: Eulim, 2021, v.1, p. 103-122.
EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Autêntica Editora, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, A. Vários escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
COSSON, R. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2020.
DE MASI, D. O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. 3. ed. Trad. Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sexante, 2000.
GOLDIN, D. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1a ed. 2a reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.
ORDINE. N. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
PETIT. M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.