A leitura dialógica com ressignificação valorada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p57-71

Palavras-chave:

Criação estética. Leitura dialógica. Ressignificação valorada. Leitura.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta teórico-metodológica de leitura dialógica com ressignificação valorada, focada na compreensão das relações dialógicas em enunciados artístico-literários. Baseado nos estudos do Círculo de Bakhtin, destaca os aspectos estilísticos, linguísticos, axiológicos e ideológicos que promovem a compreensão ativa. Ancorado na pesquisa de Carvalho (2021, 2023), propõe uma abordagem de leitura que transcende a perspectiva sociocognitiva, evidenciando os planos ético, estético e discursivo, para destacar o posicionamento emotivo-volitivo dos sujeitos na interpretação dos textos literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Titular em Estudos Linguísticos da UFS. Doutor pela UFF. Professor permanente do Profletras/UFS. Líder do GEADAS (Grupo de Estudos Alfabetização, Discurso e Aprendizagens).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010 [1920-1924].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997 [1963].

CARVALHO, José Ricardo. Capacidades de linguagem específicas para o domínio da leitura sob a abordagem do ISD. In: CARVALHO, José Ricardo et al. Agir de linguagem na escola e na universidade. São Luís: EDUFMA, 2021.p.74-100.

CARVALHO, José Ricardo. Uma proposta de compreensão ético-discursiva na leitura do texto literário. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; CASTRO, Selma Daltro Barros de; GONZÁLEZ, C. Máryuri Garcia (Org.). Educação, políticas públicas e desenvolvimento social: contextos Interdisciplinares. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa, 2023. p. 162-177.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, 400 p.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Publicado

2024-09-24

Como Citar

CARVALHO, José Ricardo. A leitura dialógica com ressignificação valorada. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 57–71, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p57-71. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p57. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar