ENTRELER: READING EXPERIENCES IN COMMUNITY LIBRARIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p107-122

Keywords:

Reading experience, Community Libraries, Mediation, Education

Abstract

This article takes the reading experiences at community libraries, highlighting mediators’ role in these experiences. This reflection came from an ongoing master degree research in education, which uses a qualitative methodology inspired by cartography and mounting procedures. Through four visits to Rio Grande do Sul community libraries this article seeks to listen to these professionals to draw links between the reading experiences and their acting contexts. The theorical approach comprises authors who take the reading experience in its openness strength as Barthes, Candido, Petit, Foucault and Manguel.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sofia Tessler de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Psicóloga formada pela UFRGS. Membro dos Núcleos de Pesquisa NUPPEC/UFRGS) e NEMES/UFRGS). Contadora de histórias pelo coletivo Com fio no conto.

Rosa Maria Bueno Fischer , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Rosa Maria Bueno Fischer é Pesquisadora 1-A do CNPq e professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente do PPGEDU desde 1998. Fez estágio de pós-doc na NYU em 2009. Foi membro titular do Comitê Assessor do CNPq e membro do Comitê Assessor-Educação da CAPES. Foi coordenadora do GT Educação e Comunicação e membro do Comitê Científico da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPED). Suas pesquisas e publicações tratam das urgentes questões do discurso, do poder das imagens, da filosofia da cultura e da constituição ética e estética de jovens, com ênfase na formação de professores e estudantes de Comunicação e Pedagogia. É autora dos livros “O mito na sala de jantar: discurso infanto-juvenil sobre televisão”, “Televisão e Educação: fruir e pensar a TV” e “Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão”. Dedicou-se durante 20 anos a estudar a experiência de jovens com as mídias (TV e cinema). Atualmente pesquisa sobre a empatia das imagens, com foco nos gestos de solidariedade, a partir de narrativas cinematográficas.

References

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2004.

BORGES, J. Borges oral & Sete noites. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

COSTA, L. A. cartografia parece ser mais uma ética (e uma política) do que uma metodologia de pesquisa. Revista Paralelo31, Pelotas, v. 15, 2020.

COSTA, L. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, vol. 7, n. 2, 2014.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

FERNANDEZ, C.; MACHADO, E.; ROSA, E. O Brasil que lê: bibliotecas

comunitárias e resistência cultural na formação de leitores. Olinda: CCLF,

Brasil: RNBC, 2019.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: a arte de assinar o que se lê. In: COSTA, M. V.; BUJES, M. I. E. Caminhos investigativos III. Riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 117-140.

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema; organização e seleção de textos, Manoel de Barros; tradução, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004

FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São

Paulo: Autores Associados, 1989.

JESUS, C. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Ilustrações de Vinicius Rossignol Felipe – 10. Ed. - São Paulo: Ática, 2014.

MACEDO, P. Bibliotecas Comunitárias: agentes de resistência nas periferias. TCC (Graduação). Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MACEDO, P. ; FINGER, Y.; ESCALANTE, I.; CABRAL, F. Bibliotecárias em bibliotecas comunitárias. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. (Org.) O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020

MADUELL, B; BORGES, J. Bibliotecas comunitárias como espaços de direito à informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 16, n. 3, 2021.

MANGUEL, A. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje; tradução de Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

PETIT, M. Arte de ler ou como resistir à adversidade; tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

PIGLIA, R. O último leitor; tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RODRIGUES, E. Montagem: por uma escrita em educação. São Leopoldo: Azulejo Arte Impressa, 2020.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina/ Editora da UFRGS, 2006.

TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Published

2022-11-04

How to Cite

TESSLER DE SOUSA, Sofia; BUENO FISCHER , Rosa Maria. ENTRELER: READING EXPERIENCES IN COMMUNITY LIBRARIES. Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 107–122, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p107-122. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17791. Acesso em: 6 nov. 2024.

Issue

Section

A literatura em espaços escolares e não escolares