ENTRELER: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p107-122

Palabras clave:

Experiência de leitura, Bibliotecas Comunitárias, Mediação, Educação

Resumen

O presente artigo lança um olhar para as experiências de leitura em bibliotecas comunitárias, interrogando-se como as mediadoras participam de tais experiências. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado em educação, de abordagem qualitativa, que recorre aos procedimentos metodológicos da cartografia e da montagem. Através de visitas a quatro bibliotecas do Rio Grande do Sul, busca-se escutar tais profissionais, de forma a desenhar possíveis aproximações entre a multiplicidade de práticas de leitura e seus contextos de atuação. O referencial teórico abrange autores que consideram a experiência da leitura na sua força de abertura, tais como Barthes, Candido, Petit, Foucault e Manguel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sofia Tessler de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Psicóloga formada pela UFRGS. Membro dos Núcleos de Pesquisa NUPPEC/UFRGS) e NEMES/UFRGS). Contadora de histórias pelo coletivo Com fio no conto.

Rosa Maria Bueno Fischer , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Rosa Maria Bueno Fischer é Pesquisadora 1-A do CNPq e professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente do PPGEDU desde 1998. Fez estágio de pós-doc na NYU em 2009. Foi membro titular do Comitê Assessor do CNPq e membro do Comitê Assessor-Educação da CAPES. Foi coordenadora do GT Educação e Comunicação e membro do Comitê Científico da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPED). Suas pesquisas e publicações tratam das urgentes questões do discurso, do poder das imagens, da filosofia da cultura e da constituição ética e estética de jovens, com ênfase na formação de professores e estudantes de Comunicação e Pedagogia. É autora dos livros “O mito na sala de jantar: discurso infanto-juvenil sobre televisão”, “Televisão e Educação: fruir e pensar a TV” e “Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão”. Dedicou-se durante 20 anos a estudar a experiência de jovens com as mídias (TV e cinema). Atualmente pesquisa sobre a empatia das imagens, com foco nos gestos de solidariedade, a partir de narrativas cinematográficas.

Citas

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2004.

BORGES, J. Borges oral & Sete noites. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

COSTA, L. A. cartografia parece ser mais uma ética (e uma política) do que uma metodologia de pesquisa. Revista Paralelo31, Pelotas, v. 15, 2020.

COSTA, L. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, vol. 7, n. 2, 2014.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

FERNANDEZ, C.; MACHADO, E.; ROSA, E. O Brasil que lê: bibliotecas

comunitárias e resistência cultural na formação de leitores. Olinda: CCLF,

Brasil: RNBC, 2019.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: a arte de assinar o que se lê. In: COSTA, M. V.; BUJES, M. I. E. Caminhos investigativos III. Riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 117-140.

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema; organização e seleção de textos, Manoel de Barros; tradução, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004

FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São

Paulo: Autores Associados, 1989.

JESUS, C. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Ilustrações de Vinicius Rossignol Felipe – 10. Ed. - São Paulo: Ática, 2014.

MACEDO, P. Bibliotecas Comunitárias: agentes de resistência nas periferias. TCC (Graduação). Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MACEDO, P. ; FINGER, Y.; ESCALANTE, I.; CABRAL, F. Bibliotecárias em bibliotecas comunitárias. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. (Org.) O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020

MADUELL, B; BORGES, J. Bibliotecas comunitárias como espaços de direito à informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 16, n. 3, 2021.

MANGUEL, A. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje; tradução de Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

PETIT, M. Arte de ler ou como resistir à adversidade; tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

PIGLIA, R. O último leitor; tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RODRIGUES, E. Montagem: por uma escrita em educação. São Leopoldo: Azulejo Arte Impressa, 2020.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina/ Editora da UFRGS, 2006.

TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Publicado

2022-11-04

Cómo citar

TESSLER DE SOUSA, Sofia; BUENO FISCHER , Rosa Maria. ENTRELER: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 107–122, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p107-122. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17791. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

A literatura em espaços escolares e não escolares