TRANSCULTURALIDADE, TRANSFORMAÇÃO: A RELAÇÃO DOS FÃS E DOS ESTUDANTES COM A LITERATURA
Abstract
O artigo propõe discutir as dificuldades do ensino de literatura na contemporaneidade a partir das possíveis contribuições que a cultura do fã é capaz de oferecer ao espaço escolar. A produção dos textos conhecidos como fanfictions envolve jovens entusiasmados com o exercício da leitura crítica e da escrita criativa, em contraposição à dificuldade de formação de leitores autônomos vivenciada pelos docentes. Trazemos à tona a figura do beta-reader, ou seja, do fã encarregado de comentar fanfictions antes de sua publicação, a fim de propor uma postura diferenciada do professor de literatura, em seu papel como leitor experiente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
NAKAGOME, Patrícia Trindade; MURAKAMI, Raquel Yukie. TRANSCULTURALIDADE, TRANSFORMAÇÃO: A RELAÇÃO DOS FÃS E DOS ESTUDANTES COM A LITERATURA. Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1851. Acesso em: 22 dec. 2024.