TRANSCULTURALIDADE, TRANSFORMAÇÃO: A RELAÇÃO DOS FÃS E DOS ESTUDANTES COM A LITERATURA
Résumé
O artigo propõe discutir as dificuldades do ensino de literatura na contemporaneidade a partir das possíveis contribuições que a cultura do fã é capaz de oferecer ao espaço escolar. A produção dos textos conhecidos como fanfictions envolve jovens entusiasmados com o exercício da leitura crítica e da escrita criativa, em contraposição à dificuldade de formação de leitores autônomos vivenciada pelos docentes. Trazemos à tona a figura do beta-reader, ou seja, do fã encarregado de comentar fanfictions antes de sua publicação, a fim de propor uma postura diferenciada do professor de literatura, em seu papel como leitor experiente.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
NAKAGOME, Patrícia Trindade; MURAKAMI, Raquel Yukie. TRANSCULTURALIDADE, TRANSFORMAÇÃO: A RELAÇÃO DOS FÃS E DOS ESTUDANTES COM A LITERATURA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1851. Acesso em: 12 nov. 2024.