ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE

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DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11492

Resumen

Este artigo tem como objetivo problematizar a educação segundo o conceito de inumano em Foucault (2007) e Safatle (2012), para confrontá-lo com um modo de pensar o homem na antropologia. Esses filósofos colocam em xeque os sujeitos, as sociedades e o homem; questionam o modo de ser mesmo do homem e a antropologia. Nesse questionamento, a capacidade de representação como organizadora dos modos de vida humana é colocada em questão. Neste contexto, cabe indagar: se a educação parece estar voltada para a formação do homem, em que consistiria uma educação do ponto de vista de uma antropologia inumana?

Palavras-chave: Inumano. Educação. Representação. Filosofia.

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Citas

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Publicado

2019-06-12

Cómo citar

DA SILVA, Dami; GUIDO, Humberto Aparecido de Oliveira. ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 31, n. 1, p. 137–152, 2019. DOI: 10.47250/intrell.v31i1.11492. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492. Acesso em: 5 nov. 2024.