EXPERIÊNCIAS DE LEITORES COM O USO DO PODCAST

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14179

Resumen

Refletindo sobre experiências e crenças no ensino e aprendizagem, metodologias ativas e tecnologias digitais, este artigo investiga crenças e experiências construídas durante uma intervenção em sala de aula: projeto “Leitores que formam leitores”. Trata-se de uma investigação qualitativa e interpretativista, sustentada pela etnometodologia. Os participantes são oito alunos do 9º ano, o instrumento utilizado foi relato de experiências. Os resultados revelam crenças de que o projeto foi trabalhoso, porém produtivo; que promoveu experiências, pesquisas e produção (resenhas, blogs, podcasts) e resultados significativos. Reconhecemos que o estudo das experiências e crenças é considerado relevante para a compreensão dos processos que acontecem dentro da sala de aula. (MICCOLI, 2007). As dificuldades foram relacionadas ao trabalho colaborarativo. Estudos sobre experiências e crenças podem auxiliar na qualidade da educação. Vale destacar que considerar as crenças que alunos constroem a partir das experiências é fundamental para pensarmos em transformações nas práticas docentes (BARCELOS, 2004).

Palavras-chave: Experiências. Crenças. Tecnologias digitais. Aprendizagem baseada emprojetos.

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Biografía del autor/a

Francisca Alves de Medeiros Couto, UERN/PUC-RIO/Educação Básica-CE

Mestranda pela UERN; Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RIO; Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica/CE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6064-1534. edilaniajati@gmail.com.

Marcos Nonato de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4888-2933. E-mail: marcosnonato@uern.br.

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Publicado

2020-07-31

Cómo citar

ALVES DE MEDEIROS COUTO, Francisca; NONATO DE OLIVEIRA, Marcos. EXPERIÊNCIAS DE LEITORES COM O USO DO PODCAST . Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 33, n. 1, p. 84–100, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v33i1.14179. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14179. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lecturas literarias compartidas