LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p123-139

Palabras clave:

Práticas de Letramentos Sociais, Protagonismo Negro, Literatura infanto-juvenil.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014).

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Biografía del autor/a

Ynara Maidana de Vargas Farias, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Bagé

Pedagoga. Mestranda no PPGE Ensino (Unipampa/Bagé). Bolsista PAPG (UNIPAMPA/Bagé). Grupo de Pesquisa e Estudos integrados a Educação: Linguagens e Letramentos (Lin-LE/UERGS). Grupo de Pesquisa Philos Sophias (UNIPAMPA/Bagé).

Veronice Camargo Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Linguística. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Docente no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Profissional em Educação/ UERGS. Líder do grupo de Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos (Lin-Le/UERGS).

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Publicado

2022-11-04

Cómo citar

MAIDANA DE VARGAS FARIAS, Ynara; SILVA, Veronice Camargo. LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 123–139, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p123-139. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

A literatura em espaços escolares e não escolares