MODERNISMO NOS RODAPÉS POR UM “HOMEM DE 1922”: SÉRGIO MILLIET E SEUS DIÁRIOS CRÍTICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v38i1.p11-27

Palabras clave:

Sérgio Milliet, Modernismo, Crítica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o modernismo a partir dos textos de rodapés dos Diários Críticos de Sergio Milliet. Sociólogo por formação, mas também ensaísta, poeta, tradutor e crítico de literatura e artes, Sérgio Milliet teve um papel importante, porém pouco estudado, nesse movimento. Os artigos de seus Diários foram objeto de nossa atenção, pois identificamos neles as referências ao modernismo, no sentido de sua participação particular, expressa em críticas ao movimento e em defesas do seu legado. Milliet se afirmava como “Homem de 1922” e compartilhou suas experiências, num diálogo constante com Mário de Andrade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Rufino da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ/Campus Itaguaí

Professora do CEFET/RJ campus Itaguaí. Doutora em História Social pelo PPGHIS/UFRJ. Integrante do PPCEMI-CEFET/RJ (Políticas, Práticas e Currículo no Ensino Médio Integrado).

Citas

ANDRADE, O. Senhor Dom Torres e a arte moderna. Jornal do Comércio, São Paulo, 14.05.1922.

CAMPOS, R. Ceticismo e responsabilidade: Gide e Montaigne na obra crítica de Sérgio Milliet. São Paulo: ANNABLUME, 1996.

CANDIDO, A. Prefácio de Antonio Candido. In: DUARTE, P. Mario de Andrade por ele mesmo. 2 ed. corr. e aum. São Paulo: Hucitec, Secretaria da Cultura, Ciência e tecnologia, 1977. p. XIII-XVII.

CANDIDO, A. Sérgio Milliet, crítico. In: GONÇALVES, L. R. (Org.). Sérgio Milliet - 100 anos: Trajetória, crítica e ação cultural. São Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2004. p. 17-35.

COOPER-RICHET, D. La figure du passeur dans l’histoire de la diffusion transnationale de la théorie des Cultural Studies (années 1990). História, Franca, v. 32, n. 1, p. 190-197, Junho 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742013000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 jul.2021.

GONÇALVES, L. R. Sérgio Milliet, crítico de arte. São Paulo: Perspectiva: Edusp, 1992.

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981a. v. 1 (1940-1943).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981b. v. 2 (1944).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981c. v. 3 (1945).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981d. v. 4 (1946).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981e. v. 5 (1947).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1981f. v. 6 (1948-1949).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1982a. v. 7 (1949-1950).

MILLIET, S. Diário Crítico. 2 ed. São Paulo: Martins, 1982b. v. 10 (1955-1956).

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

SILVA, Renata Rufino da. MODERNISMO NOS RODAPÉS POR UM “HOMEM DE 1922”: SÉRGIO MILLIET E SEUS DIÁRIOS CRÍTICOS. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 38, n. 1, p. 11–27, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v38i1.p11-27. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18424. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Las intersecciones estéticas del modernismo brasileño