ASPECTOS DA HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA NOS PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS
DOI :
https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11485Résumé
Apresentamos resultados do mapeamento de artigos que tratam das tendências do ensino de literatura nas revistas Educação e pesquisa e Leitura: teoria e prática, no período de 1997 a 2016. Estabelecemos categorias para localizar melhor essas tendências, além de apontar teóricos com mais recorrência em cada uma dessas três categorias. Utilizamos abordagem qualitativa por meio de Análise Documental. Notamos predomínio de publicações sobre o tema no Sudeste/Exterior; em menor número no Centro Oeste e Sul. Finalmente, visualizamos as tendências nas movimentações do campo da Educação e das Letras, no que tange ao ensino de literatura e à formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de literatura. Campo educacional.
Téléchargements
Références
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2005.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de Estética. A teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1988.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOURDIEU, P. Algumas Propriedades dos Campos. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, Minas Gerais, v. 10, n. 20, p. 115-130, 1996.
CATANI, D. B.; VILHENA, C. P. S. A imprensa periódica educacional e as fontes para a história da cultura escolar brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, v. 37, p. 177-183, 1994.
EDUCAÇÃO E PESQUISA. São Paulo: Ed. FEUSP, 1975. Anual.
FERREIRA, N. S. A. Pesquisa em leitura: Um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. Tese. (Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
LEITURA: TEORIA E PRÁTICA. Campinas: Ed. Associação de Leitura do Brasil, 1982. Trimestral.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SILVA, G.B.V. Formação de professores em Letras: o ensino de literatura em periódicos brasileiros. 2018. 76 f. Relatório Final FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Iniciação Científica Proc. 2016/12706-3) - Universidade Estadual de São Paulo, Assis- São Paulo, 2018.