ANÁLISE DO DISCURSO DE CONCEITUAÇÃO COMO ATIVIDADE CRÍTICA SEGUNDO DOIS MODELOS DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Auteurs

  • Eugênio Pagotti

Résumé

Este trabalho pretende estudar um tipo de tensão nas relações entre: a) o ‘conhecimento científico lato sensu’ (domínio puramente linguístico dos conteúdos conceituais científicos); b) o ‘conhecimentocientíficostricto sensu’ (domínio puramente conceitual dos conteúdos científicos); c) a ‘análise do discurso de conceituação’, um procedimento conceitual, discursivo e pedagógico que revela a mencionada tensão. Frequentemente se percebe que a compreensão dos sistemas de definições científicas implica duas tendências gnosiológicas e epistemológicas simultâneas: a) a não denegação de um conhecimento científico canônico; b) a compreensão lato sensu de um corpus teórico científico como se fosse uma autêntica compreensão científica stricto sensu. Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de ‘análise do discurso de conceituação’, uma atividade crítica justificada pela existência de um intervalo entre as duas mencionadas perspectivas de compreensão do conhecimento científico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

PAGOTTI, Eugênio. ANÁLISE DO DISCURSO DE CONCEITUAÇÃO COMO ATIVIDADE CRÍTICA SEGUNDO DOIS MODELOS DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 10, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1239. Acesso em: 5 oct. 2024.