A aula como obra

a cotidiana criação de enredos da atividade docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p43-55

Mots-clés :

Criação docente. Ensino. Criação de enredos. Criação literária.

Résumé

O ensaio discute a ambientação da aula como obra docente e a experiência escolar como legado singular dado com o trabalho de ensino. Para tal, investiga em que medida a forma da criação literária fomenta a autoria da aula a partir de uma composição pedagógica que possa instigar e desafiar a criatividade em ambiente escolar. Com o objetivo de afirmar a multiplicidade de repertórios como imprescindível à experiência acadêmica, assinala da literatura a perspectiva crítico-criativa na busca por elementos possíveis a consolidar a cotidiana criação de enredos da atividade docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, CEFET RJ (docente - Filosofia) / UFJF (Doutorado - Educação)

Doutora (Educação – UFJF). Docente no Cefet/RJ (Campus Valença/RJ). Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do Cefet/RJ (Campus Maracanã, Rio de Janeiro/RJ). Membro do grupo de pesquisa: Atenção e educação em Bergson, Freire e Steiner – UFJF.

Références

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra poética. 2. ed. Alfragide: Editorial Caminho, 2011. ANJOS, Cyro dos. Abdias. 4. ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1965. BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Tradução: Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BOSI, Alfredo. A Inteligência libertadora e suas formas. In: BINGEMER, Maria Clara L. (Org.) Simone Weil e o encontro entre as culturas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Paulinas, 2009, p. 13-37. CEPPAS, Filipe. Ensaios de filosofia nos trópicos: questões de ensino e aprendizado. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019. CHAUI, Marilena. Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. PÉCORA, Alcir. Arte da aula – Alcir Pécola. In: CORDEIRO, Denilson S.; FURTADO, Joaci, P. (Org.). Arte da Aula. São Paulo: Edições SESC, 2019, p. 21-46. PERISSÉ, Gabriel. Literatura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. PIMENTA, Selma Garrido. De professores, pesquisa e didática. Campinas, SP: Papirus, 2002. SANTOS PINTO, Tarcísio J. A poética da vida e a linguagem da filosofia. Revista SulAmericana de Filosofia e Educação, n. 23, p. 336-349, nov/2014-abr/2015. STEINER, George. Lições dos mestres. Tradução: Maria Alice Máximo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2018. SZYMBORSKA, Wisława. Correio literário – ou como se tornar (ou não) um escritor. Tradução: Eneida Favre. Belo Horizonte: Âyiné, 2021. WOOLF, Virginia. A leitora Incomum. Tradução: Emanuela Siqueira. Curitiba: Arte & Letra, 2017.

Publiée

2024-09-24

Comment citer

MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. A aula como obra: a cotidiana criação de enredos da atividade docente. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 43–55, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p43-55. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p43. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar