Experiências de leitura literária em Conceição Evaristo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p73-86

Mots-clés :

Ações leitoras. Leitura literária. Formação do leitor.

Résumé

No presente trabalho, recorte de pesquisa em andamento, analisa-se experiências de leitura literária do conto Olhos D’água de Conceição Evaristo (2016) a partir de práticas realizadas com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para tal, busca-se, relatar as experiências de leitura, atentando-se para as distintas percepções temáticas suscitadas pelos estudantes, para, no âmbito da pós-leitura, compreender os impactos da leitura do conto na formação do leitor literário. Para alcançarmos os resultados, lançou-se mão do método qualitativo, na perspectiva da análise de conteúdo, a partir das contribuições de Cosson (2020), Cruz (2012; 2021; 2023), Deleuze e Gattari (1995) e Gomes (2014; 2021), Iser (1979) e Santana e Gomes (2021), para a compreensão do que chamaremos “rimomatizações leitoras” da experiência de leitura literária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eider Ferreira Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica cultural com Pesquisa financiada pela PROGPESQ. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Resiliência, Educação e Linguagens (GEREL). Professor de Língua Portuguesa da rede Estadual de Educação da Bahia.

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS na área de Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0696292949900744.

Références

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: Eduneb, 2012.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Experiências leitoras de uma leitura literária subjetiva. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. São Cristóvão, UFS, v.35, Jan-Jun, p. 121-139,2021. Disponível em: https://doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15693.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. O exercício da leitura subjetiva como ato político. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 13, n. 2, p. 17-39, jul-dez/2023.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. Rizoma: Introdução. In: DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix (Orgs. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Editora 34, v.1, 1995, p. 1-18.

EVARISTO, Conceição. Olhos D’Água (Conto). In: EVARISTO, Conceição. Olhos D’Água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016, p. 15-19.

GOMES, Carlos Magno. Ensino de Literatura e cultura: do resgate à violência doméstica. Jundiaí: Paco editorial, 2014.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A Literatura e o leitor. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1979, p. 105-118.

LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTANA, Ricardo Araújo Almeida; GOMES, Carlos Magno. A mediação da leitura de contos de suspense de Lygia Fagundes Telles. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 13, n. 2, p. 137-155, jul-dez/2023.

SANTOS, Eider Ferreira. Experiências de leitura literária subjetiva em ambiente digital. In: GOMES, Carlos, Magno; SANTANA, Juliana; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da Cruz. Letramentos literários e abordagens culturais. Criação Editora: Aracaju, 2021, p.127-140.

Publiée

2024-09-24

Comment citer

SANTOS, Eider Ferreira; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Experiências de leitura literária em Conceição Evaristo. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 73–86, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p73-86. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p73. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar