Pressupostos para a formação do mediador/a de leitura literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p27-42

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Dialogismo. Mediação de leitura.

Resumo

Em cursos de formação inicial e continuada de professores de literatura, bem como em eventos científicos da área, com frequência questões relacionadas aos conceitos de leitura emergem ao serem consideradas práticas didáticas concretas. Diante da necessidade de promover a leitura literária como efetiva prática social, questiona-se qual tendência teórica seria mais produtiva. Para esclarecer nuances de algumas das tendências mais difundidas, este trabalho analisa uma aula de literatura em que a professora assume seu papel de mediadora, com o objetivo de demonstrar a relevância de se equacionar procedimentos metodológicos centrados na sociabilidade da leitura a correntes teóricas que valorizam o leitor como sujeito da produção de sentidos do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná.

Referências

Annie Rouxel. A tensão entre utilizar e Interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma Inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gèrard; REZENDE, Neide. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

BARRS, Myra. Vygotsky’s ‘Thought and Word’. Changing English, 23:3, 2016, p. 241-256.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre Incertezas e quietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (org). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. São Paulo: Paz e terra, 2002, p. 105-118.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como desafio à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

MELLO, Cláudio; DOECKE, Brenton; DAVIES, Larissa. M.; BUZACOTT, Lucy. Sociabilidade literária: uma perspectiva transnacional (e translinguística). In: Ana Paula Franco Nóbile; Vanderleia da Silva Oliveira. (Org.). Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. , p. 39-61.

MUNITA, Felipe. O sujeito leitor didático: “leitores que ensinam e professores que leem”. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al. Ensino da literatura no contexto contemporâneo. São Paulo: Mercado de Letras, 2021. p. 329-356.

VOLOSINOV, Valentin. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

VYGOTSKY, Lev. S. , 1999. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Publicado

2024-09-24

Como Citar

MELLO, Claudio. Pressupostos para a formação do mediador/a de leitura literária. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 27–42, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p27-42. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p27. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar