O EDUCAÇÃO ESTÉTICA, POLÍTICA E LIBERDADE DO HOMEM EM FRIEDRICH SCHILLER

Solange Almeida Lima

PPGF-UFS/IFBA Santo Amaro


Resumo

Resumo: Em A Educação estética do homem (1795), Friedrich Schiller reúne vinte e sete cartas enviadas ao Príncipe Augustenburg, nas quais expõe ao seu mecenas algumas características da modernidade, especialmente do período de terror da Revolução Francesa, e a importância da educação estética na formação moral e política do homem de sua época. Segundo o filósofo alemão, o homem moderno é identificado como um sujeito fragmentado entre razão e sensibilidade. Assim, este artigo tem como objetivo primordial investigar as bases da educação estética em Schiller, influenciada pela filosofia transcendental de Kant, que na referida obra tem como objeto o estudo da arte e da contemplação do belo, que se dá pelo jogo lúdico, como meio de educar este homem cindido a uma formação moral e política que lhe conduza à liberdade e aoaprimoramento ético perante o Estado e a humanidade.
Palavras-chave: Friedrich Schiller; Educação estética; Política; Liberdade do homem.

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