Comunidade, cemitério e tradição: afinidades entre Walter Benjamin e João Cabral de Melo Neto
Abstract
Nosso objetivo, nesse trabalho, é aproximar o pensamento de Walter Benjamin acerca
da relação entre arte, comunidade e tradição e o trabalho poético de João Cabral de Melo
Neto. Para isso, utilizamos como imagem central a do cemitério, na medida em que tal
imagem aparece tanto na crítica de Benjamin ao conceito de vivência, como signo do
afastamento moderno do âmbito da experiência tradicional e comunitária, quanto na série de
poemas acerca de cemitérios pernambucanos, em que João Cabral de Melo Neto constrói
imagens metafóricas sobre pequenos cemitérios comunitários ao mesmo tempo em que, como
no restante de sua obra, efetua sua poética pautada no trabalho artesanal e na influência da
tradição cordelista. Nesse sentido, serão de grande importância os ensaios benjaminianos "As
afinidades eletivas de Goethe", "Experiência e pobreza", "O narrador". Por outro lado, a obra
Paisagens com figuras guarda aquela série de poemas, ao lado da qual serão de grande auxílio
os textos "João Cabral – do fonema ao livro" e João Cabral: uma fala só lâmina , de Antonio
Carlos Secchin, além de Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró,
de Ricardo Ramos Costa. Ao fim, esperamos traçar não somente as vias de encontro, mas
também as diferenças do pensamento sobre arte moderna dos autores.
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