O ACORDE LIVRE E INDETERMINADO DA “NOVA HARMONIA”
A IMPORTÂNCIA PARA DELEUZE DO ESTUDO DE BENJAMIN SOBRE O BARROCO
Abstract
Quaisquer que sejam os elementos mais exigentes do Habilitationschrift de 1925 de Benjamin, uma clara característica deste estudo, por outro lado, obscuro, é a preocupação em mostrar o senso de drama tão típico do barroco. De certa forma é isso que motiva Deleuze, no capítulo final de A dobra, com um olhar para “a nova harmonia” que está para ser encontrada na estética do século dezessete, a reconhecer que “Walter Benjamin avançou um passo decisivo em nossa compreensão do barroco” (TF 125, tradução modificada). Entretanto, para além do que Deleuze reconhece aqui como a perspicácia deste estudo primeiro, é imperativo notar que as implicações ostensivamente artístico-históricos de cada um dos “livros do barroco” destes pensadores não circunscrevem o problema fundamentalmente filosófico do barroco; uma vez que a importância da afinidade entre estas obras, ao fim, é algo cuja própria realidade inclui, apenas para exceder, o que quer que possa ser dito sua verdadeira relação.
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