A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumen
A chamada “reforma do ensino médio”, iniciada com a edição da medida provisória 746, em setembro de 2016, gerou modificações na estrutura curricular desse nível de ensino, afetando as condições de formação dos estudantes e as condições de trabalho de professoras e professores. No Estado do Rio de Janeiro, as primeiras modificações no quadro de disciplinas
ocorreram a partir de 2022, sendo que esse ano e o seguinte evidenciaram as mudanças amplas que o novo modelo de ensino médio impôs às escolas. Antes de 2016, pelo menos desde 2012, o currículo do ensino médio apresentava certa estabilidade, com um conjunto de treze disciplinas com uma carga horária variável entre dois e cinco tempos semanais, com presença
nos três anos do ensino médio. Os argumentos apresentados para justificar as mudanças giraram em torno de um suposto excesso de conteúdos e disciplinas que “inchariam” o currículo do ensino médio e prejudicariam os aprendizados essenciais que os estudantes deveriam adquirir para concluir sua formação na educação básica.
[...]
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).