HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO BRASIL E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
Resumen
O ensino da filosofia na história da educação brasileira, de início, adoece de duas condições contraditórias em si mesmas: primeiro, se inicia como uma filosofia da dominação colonial, isto é, além de transplantada, se utiliza para justificar a dominação das culturas dos povos originários do Brasil e dos afrodescendentes; segundo, forma seres humanos alienados de sua realidade, pois os conteúdos filosóficos ensinados pertencem a uma realidade estranha a si mesma. Tal situação, historicamente, será registrada já pelo iniciador da história da filosofia no Brasil, Sylvio Romero, o qual, na sua obra Filosofia no Brasil (1878), acusa tal formação e educação filosófica de “carência de uma genética”. E embora Immanuel Kant (1724-1804) tivesse dito: “Não se ensina filosofia, se ensina a filosofar”, na realidade, ao longo da história da educação brasileira não se fez nenhuma das duas coisas, pois aquilo que, até hoje, passa por ser “Filosofia Brasileira” não é mais que um pensamento carente de originalidade. Essa tomada de consciência, atualmente, tem levado a muitos professores de filosofia tanto a questionar tal situação como a realizar um esforço por muda-la. É nesse contexto que se inscrevem pesquisas como a dos estudos decoloniais e/ou estudos subalternos, tentando superar a colonialidade do poder, do ser e do saber. Pesquisas que tentam superar o que identificam como epistemicídio, eurocentrismo e, em definitiva, a negação do ser humano brasileiro/latino-americano. Autores como Enrique Domingo Dussel, Aníbal Quijano e Boaventura de Souza Santos, cada um na sua especificidade, se inscrevem nessa temática contemporânea. O impacto destes autores na atual prática docente dos professores de filosofia no Brasil se faz sentir através de estudos críticos sobre filosofia indígena, filosofia feminina, filosofia afrodescendente e outras. Atitude admirável que merece ser apoiada e propagada na docência filosófica atual. Nossa humilde comunicação neste Simpósio não pretende outra coisa que essa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).