A EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM SCHILLER E NIETZSCHE

Alziro Alves dos Santos Neto

PPGF-UFS/IFBA Santo Amaro


Résumé

Resumo: Com o presente artigo, será feita uma associação da proposta schilleriana de harmonizar o sentir e o pensar, através de uma educação estética, com as considerações filosóficas do jovem Nietzsche. Infere-se aqui que as reflexões destes dois pensadores alemães podem servir de referência em um processo de construção de um modelo de homem que, por meio da arte, joga livremente com seus impulsos naturais e culturais. Para melhor encadear as ideias de Schiller e de Nietzsche acerca da arte e sua correlação com educação estética, inicialmente serão analisadas as reflexões de ambos em relação ao modelo grego de formação humana. Em seguida, serão circunscritos os pensamentos de Schiller sobre o impulso lúdico, bem como a descrição do jogo do artista proposto por Nietzsche.
Palavras-chave: Educação Estética; Arte; Jogo; Modelo de homem

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