O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO EM NIETZSCHE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Resumo
O objetivo desta comunicação é mostrar como a abordagem nietzschiana da questão da interpretação abre espaço para uma experiência filosófica genuína na medida em que coloca o problema da criação de valores em primeiro plano. Ao colocar a questão da criação de valores como o elemento principal da filosofia, Nietzsche indica um caminho interessante para o ensino da filosofia, pois o caráter experimental e ensaístico da criação filosófica em parte coincide com o caráter experimental e ensaístico do ensino de filosofia. Interpretação para Nietzsche não se opõe apenas aos “fatos”, à “verdade”, mas também se vincula ao problema do “ser” e, especialmente ao “devir”, o que quer dizer que não se limita à uma questão hermenêutica e epistemológica, mas traz em seu cerne questões ético-morais, estéticas, metafísicas e ontológicas.
[...]
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).